Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

O que é Psicologia Comportamental?

Uma definição concisa e compartilhada por todos sobre o que é psicologia comportamental não existe. Mas podemos situar a tentativa de uma definição global em duas formas: definição doutrinária e definição epistemológica.
“As definições doutrinárias tentam vincular a TC a doutrinas, teorias, leis ou princípios de aprendizagem. As definições epistemológicas se encontram mais inclinadas a caracterizar a TC em termos das diversas maneiras de estudar os fenômenos clínicos. Em geral, as definições doutrinárias tendem a ser mais limitadas e, por outro lado, não se ajustam a toda a TC, enquanto que as definições epistemológicas tendem a ser excessivamente acomodativas e, por conseguinte, potencialmente aplicáveis a muitas terapias não comportamentais” (Franks, p. 12).
Em outras palavras, uma definição doutrinária seria aquela que vincula a psicologia comportamental a uma escola específica ou autor. Por exemplo, a psicologia comportamental do condicionamento clássico de Pavlov ou a psicologia comportamental do condicionamento operante de Skinner; enquanto que a posição epistemológica vincula a definição ao modo como se estuda a intervenção, avaliação, diagnóstico e aplicação clínica. Por um lado, a definição doutrinária é problemática porque exclui outras escolas ou autores, sendo por isso excessivamente limitante. Por outro lado, a posição epistemológica é mais ampla, podendo fazer com que outras abordagens da psicologia sejam incluídas (sem serem necessariamente psicologia comportamental no entendimento dessas próprias abordagens).

Nenhum comentário:

Postar um comentário